Obras na estação ferroviária das Devesas em Gaia arrancam no final do ano

As obras na estação das Devesas, em Gaia, no âmbito da modernização da linha do Norte, arrancarão no final do ano, estando a futura interligação com o Metro do Porto “a ser analisada”, segundo a Infraestruturas de Portugal.

“Os trabalhos incluídos na empreitada da ‘Renovação Integral de Via e Desnivelamentos do troço Espinho – Gaia’ estão previstos iniciar no final de 2022”, revelou a Infraestruturas de Portugal em respostas à agência Lusa.

Já a “interligação com a futura estação da Linha Rubi está a ser analisada em articulação com o Metro do Porto”, adiantou a mesma fonte.

Uma fonte oficial da Metro do Porto confirmou que, no âmbito da construção da linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música), que ligará Vila Nova de Gaia e Porto através de uma nova ponte, haverá uma interface com a estação das Devesas, na linha do Norte”.

De acordo com a mesma fonte, a estação de metro das Devesas será subterrânea, contará com uma passagem inferior sob a linha do Norte, e “terá um mezanino que faz a interface direta” com o serviço ferroviário.

Segundo os mapas da linha Rubi divulgados até agora pela Metro do Porto, a estação de metro das Devesas ficará a poente do edifício principal da estação ferroviária.

Assim, a interligação com o metro não avançará já nesta empreitada, que prevê a construção de uma passagem inferior pedonal a nascente do edifício principal e o alargamento e alteamento de plataformas, “substituição integral dos abrigos” e “a remodelação de toda a área da estação”, mas não do edifício principal, segundo os documentos do projeto consultados pela Lusa.

O cais de passageiros mais estreito, que serve atualmente as linhas I e III, será alargado para até 7,5 metros, de acordo com os documentos, o que obrigará a que a plataforma atualmente existente seja “demolida na sua totalidade, quer no que respeita a muros e bordaduras de cais, a pavimentos e rampas, quer no que respeita a abrigos e a coberturas existentes”.

Quanto à construção da passagem inferior pedonal, que servirá para suprimir a atual passagem à superfície, “terá de ser acompanhada da eliminação da atual linha III”, que “passará a ocupar o espaço da linha IV, permitindo alargar a plataforma”, segundo os mesmos documentos.

O projeto faz parte da modernização do troço da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, no âmbito do programa Ferrovia 2020, adjudicado por 55,3 milhões de euros, cujas obras em várias estações e apeadeiros em Vila Nova de Gaia condicionam atualmente a circulação ferroviária.

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