MDFachada e MDCobertura: revestimento personalizável em cortiça expandida

O aglomerado de cortiça expandida (ICB) tem-se revelado uma solução com potencial para ser usada como revestimento exterior de fachadas e coberturas de edifícios novos ou sujeitos a reabilitação.

Com o intuito de garantir o uso adequado do ICB, as empresas Amorim Isolamentos e Saint Gobain Weber têm vindo a desenvolver juntamente com o ITeCons/UC e a FAUP uma solução de revestimento para aplicação direta sobre diferentes tipos de suporte. O trabalho em curso consiste em otimizar o sistema construtivo, conferindo-lhe elevados níveis de isolamento acústico, higrotérmico e de durabilidade. A estanquidade é assegurada pelo sistema de colagem, sendo possível prescindir-se de um revestimento adicional sobre o ICB, assegurando a ideia base de manter o material à vista. O aspeto visual é, de facto, um dos temas centrais do projeto, refletindo-se no desenvolvimento de técnicas avançadas de personalização geométrica das superfícies.

No presente artigo:

  1. apresentam-se as técnicas de personalização da superfície do ICB, revelando-se exemplos das soluções que se podem criar
  2. resumem-se as propriedades do material de média densidade, desenvolvido para aplicação específica como revestimento, destacando-se as melhorias de comportamento físico e mecânico em relação ao ICB standard
  3. descreve-se de forma breve as possibilidades de aplicação da solução.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.