Segurança sísmica no âmbito do FNRE

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Os sismos são, entre os fenómenos naturais, dos mais imprevisíveis e potencialmente destruidores em termos de danos humanos e de danos económicos, diretos e indiretos, sendo consensual que em Portugal Continental e nos Açores existem zonas de sismicidade relevante.

Os aspetos relativos ao fenómeno natural expressam a Perigosidade Sísmica (Seismic Hazard) de um dado local que, obviamente, é inalterável. No entanto, o Risco Sísmico (Seismic Risk), que num dado local traduz a estimativa dos danos futuros aí esperados, depende não só da Perigosidade Sísmica como de outros fatores, a Exposição e a Vulnerabilidade Sísmica.

A Exposição corresponde às infraestruturas e outros bens materiais e económicos que numa dada região estão expostos à ação dos sismos e em especial à população aí presente. O melhor ou pior comportamento sísmico das infraestruturas (i.e. as construções) é usualmente designado por Vulnerabilidade Sísmica, ditando as consequências da Exposição a uma dada Perigosidade.

Assim, o Risco Sísmico num determinado local corresponde genericamente à conjugação
de três fatores:

Risco Sísmico = Perigosidade x Exposição x Vulnerabilidade

Esta “expressão” mostra que, apesar da inevitabilidade dos sismos (pela impossibilidade de alterar a Perigosidade), é possível reduzir o risco sísmico, ou seja reduzir as consequências dos sismos, atuando em dois campos dependentes da nossa ação: A Exposição e a Vulnerabilidade. Na prática, para reduzir o Risco Sísmico é mais eficaz intervir diminuindo a Vulnerabilidade Sísmica das construções.

Estando a reabilitação de edifícios usualmente ligada a aumento da Exposição (humana e económica), a não redução da Vulnerabilidade Sísmica corresponde a um efetivo aumento do risco sísmico.

João Azevedo

Professor Catedrético do IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.