Qualidade no projeto de estruturas novas
Fotografia: D.R.
Escrever sobre a qualidade no projeto de estruturas novas é um desafio interessante na procura da transmissão de conhecimento entre quem já realizou muitos projetos e a geração mais nova que, não tendo atravessado o período de grande volume de construção do fim do século passado, terá a seu cargo novas realizações e a manutenção do património construído.
O projeto de estruturas é uma etapa crítica na construção de edifícios ou infraestruturas. A qualidade neste processo é fundamental para garantir a segurança, a durabilidade e o desempenho das estruturas. Este artigo discutirá a importância da qualidade no projeto de estruturas novas, destacando os principais aspetos a serem considerados para garantir a qualidade em cada etapa do processo.
O projeto, constituindo um custo marginal da construção, tem um impacto muito significativo na qualidade e no custo do produto final, pelo que a busca de excessos de economia na contratação pode traduzir-se num acréscimo significativo do custo final da obra. Aplica-se aqui o ditado popular – Não há omeletes sem ovos. Há que reservar tempo e dinheiro para o processo de conceção da obra.
A equipa deve incluir engenheiros com experiência adequada e, em projetos de reconhecida complexidade, um engenheiro especialista em estruturas. Todo o projeto deve ser objeto de revisão. A equipa de revisão deve ser independente e incluir engenheiros de igual ou superior experiência. (...)
Por António Perry da Câmara, engenheiro civil (especialista em estruturas), Perry da Câmara e Assoc. Cons. Eng.ª Lda.
Outros artigos que lhe podem interessar