Lançado concurso para a construção da Variante a Olhão por 20ME

Fotografia: Google Maps
O concurso público para a construção da variante à Estrada Nacional 125 (EN125) em Olhão foi lançado esta semana em Diário da República e prevê um investimento de 20 milhões de euros.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, esta é já a vigésima intervenção lançada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Valorização de Áreas Empresariais, cofinanciado pela União Europeia.
A empreitada consiste na construção de uma variante rodoviária à EN125 em Olhão e tem como objetivo a melhoria das condições de circulação e de segurança na travessia da cidade, através do desvio do tráfego de passagem, mitigando o risco de acidente, nomeadamente atropelamentos, tendo um contributo relevante no que se refere à redução da sinistralidade.
Com uma extensão de cerca de seis quilómetros, a variante terá uma via para cada sentido e sete rotundas, que farão a ligação à rede viária local. A via terá início ao quilómetro 111,600 da EN125, a poente de Olhão, e terminará na rotunda existente a nascente de Olhão, que faz a ligação entre a EN125 e a EN398, detalhou a Infraestruturas de Portugal em comunicado divulgado.
O traçado desenvolve-se circularmente à cidade de Olhão, nas proximidades das localidades de Torrejão, Bela Mandil, João de Ourém, Arrochela, Quinta do Calhau, Quinta do Major, Ponte de Quelfes (cemitério de Olhão) e Piares.
O documento publicado em Diário da República informa que as candidaturas podem ser apresentadas até 22 de dezembro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a contar dessa data.
O prazo inicial de execução do contrato é de 540 dias e os critérios de adjudicação são o preço (80 por cento) e a valia técnica (20 por cento), nomeadamente o programa de trabalhos, a memória descritiva e justificativa e o cronograma financeiro.
O concurso pode ser consultado em https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2023/11/224/417069044.pdf
Outros artigos que lhe podem interessar