Imóvel onde foi fundada a Real Fábrica do Juncal vai ser requalificado
A Câmara de Porto de Mós vai reabilitar o imóvel Casa dos Calados, onde foi fundada no século XVIII a Real Fábrica do Juncal. O investimento de 1,3 milhões de euros vai criar residências artísticas, entre outras valências.
Numa nota de imprensa, o município explicou que a recuperação do espaço vai ocorrer “passados praticamente 19 anos após a aquisição do edifício por parte do município”.
“Desta forma, será devolvido à população do Juncal e, em geral, ao concelho de Porto de Mós, um espaço de memória que atualmente se apresenta muito degradado e que constitui um dos mais importantes testemunhos da afirmação socioeconómica da freguesia, nomeadamente a Real Fábrica do Juncal, ali fundada em 1770”, refere o comunicado.
De acordo com o município, “a reabilitação do edifício, assente em princípios de sustentabilidade, albergará um conceito de residências artísticas, com inclusão de espaços de Cowork e ateliers para ofícios relacionados nomeadamente com a cerâmica e o junco, atividades com forte afirmação e tradição nesta vila”.
Serão também recriadas atividades da antiga Real Fábrica do Juncal, bem como a realização de workshops que funcionarão em paralelo com uma biblioteca (mediateca) e um museu de louça e cerâmica.
Segundo o município, está prevista ainda a construção de um laboratório alimentar no antigo lagar e a criação de “uma sala ampla no edifício principal, designado de salão nobre, onde poderão ser realizados eventos”.
Outros artigos que lhe podem interessar