Bairro do Bom Sucesso no Porto vai ser reabilitado por 6,8ME
Fotografia: Porto - Domus Social
O Município do Porto e os proprietários de frações no Bairro do Bom Sucesso acordaram avançar com as obras de reabilitação daquele complexo habitacional na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.
De acordo com o município, a intervenção nos seis blocos deverá ascender aos 6,8 milhões de euros, podendo os moradores recorrer a financiamento do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
Os trabalhos passam pela reabilitação das coberturas, tratamento das fachadas – fissuras e execução de revestimento térmico –, substituição da caixilharia existente e revisão das infraestruturas hidráulicas, eletricidade e telecomunicações das zonas comuns, não estando previstas obras no interior das habitações.
A autarquia é proprietária de 84 dos 128 fogos que compõem o Bairro do Bom Sucesso, pelo que irá assumir o pagamento das obras correspondente ao valor das frações que integram o seu património.
Os restantes proprietários assumirão o valor da sua permilagem, sendo que alguns deles já estão a proceder às candidaturas ao 1.º Direito para apoio.
“As obras de grande reabilitação do edificado só foram passíveis de aprovação depois de terem sido constituídos formalmente os condomínios e realizadas as respetivas assembleias”, informou o município em comunicado divulgado.
O objetivo do município passa por replicar esta solução noutros bairros onde figure a realidade de propriedade mista, como acordado com os moradores das Condominhas.
Outros artigos que lhe podem interessar