Aveiro adjudica substituição da Ponte da Balsa em Eixo
Fotografia: Câmara Municipal de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro decidiu adjudicar, através de despacho do seu presidente, Ribau Esteves, a demolição da atual ponte e construção de uma nova ponte no Parque da Balsa, em Eixo.
“Com esta empreitada, a Câmara Municipal de Aveiro resolve um problema na gestão da rede hidrográfica municipal e de segurança de pessoas e bens no atravessamento da Ribeira da Horta”, esclarece uma nota de imprensa.
A nova ponte visa também melhorar a capacidade de escoamento do leito, “contribuindo para diminuir a pressão sobre a infraestrutura, a estabilização das margens e a prevenção da sua erosão”.
A Câmara de Aveiro havia celebrado um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para permitir a construção da nova ponte no Parque da Balsa, em Eixo.
De acordo com o definido no protocolo, a APA irá apoiar a Câmara na realização da obra, que inclui também a demolição da travessia existente, com acompanhamento técnico e uma comparticipação financeira no valor de 125 mil euros.
A necessidade de substituir a atual ponte ficou patente nas inundações ocorridas em dezembro de 2019, devido à dimensão excessiva dos pilares, onde se acumularam troncos de árvores e outros materiais arrastados pela corrente, o que levou a que as guardas da ponte fossem devastadas pela força da água.
A nova ponte assentará nas margens e não terá pilares na zona do leito, para que não sejam obstáculo à circulação da água, segundo descreveu na altura o presidente da Câmara.
Outros artigos que lhe podem interessar