MDFachada e MDCobertura: revestimento personalizável em cortiça expandida

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O aglomerado de cortiça expandida (ICB) tem-se revelado uma solução com potencial para ser usada como revestimento exterior de fachadas e coberturas de edifícios novos ou sujeitos a reabilitação.

Com o intuito de garantir o uso adequado do ICB, as empresas Amorim Isolamentos e Saint Gobain Weber têm vindo a desenvolver juntamente com o ITeCons/UC e a FAUP uma solução de revestimento para aplicação direta sobre diferentes tipos de suporte. O trabalho em curso consiste em otimizar o sistema construtivo, conferindo-lhe elevados níveis de isolamento acústico, higrotérmico e de durabilidade. A estanquidade é assegurada pelo sistema de colagem, sendo possível prescindir-se de um revestimento adicional sobre o ICB, assegurando a ideia base de manter o material à vista. O aspeto visual é, de facto, um dos temas centrais do projeto, refletindo-se no desenvolvimento de técnicas avançadas de personalização geométrica das superfícies.

No presente artigo:

  1. apresentam-se as técnicas de personalização da superfície do ICB, revelando-se exemplos das soluções que se podem criar
  2. resumem-se as propriedades do material de média densidade, desenvolvido para aplicação específica como revestimento, destacando-se as melhorias de comportamento físico e mecânico em relação ao ICB standard
  3. descreve-se de forma breve as possibilidades de aplicação da solução.
Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.