Vila do Conde investe 20ME em habitações para famílias desfavorecidas

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, deu início a um projeto para a construção de habitações para agregados familiares desfavorecidos, que contempla um investimento global de 20 milhões de euros.

Segundo informou a autarquia, a iniciativa nasce de um acordo de colaboração entre o município de Vila do Conde e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), mas inclui, também, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia local.

O objetivo, a médio prazo, passa, numa primeira fase, pela construção de 122 soluções habitacionais e âmbito social e custos controlados, para um igual número de famílias.

“Além da construção de novas habitações, o protocolo contempla a requalificação de um conjunto alargado de habitações que integram o ‘Parque Habitacional Municipal’ e que se encontram bastante degradadas”, acrescentou a autarquia, em comunicado.

A câmara esclareceu que “o investimento global a realizar, incluindo o custo dos terrenos, é da ordem dos vinte milhões de euros” e terá como beneficiários “o município, para as soluções habitacionais de reabilitação, e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para as soluções habitacionais de promoção de novos fogos”.

Esta será a primeira fase do projeto, porque a autarquia pretende a breve trecho, depois de um aprofundado estudo e alteração da ‘Estratégia Local de Habitação’ aprovada, promover um aditamento ao acordo a celebrar, visando ampliar, de forma significativa, o número de novas soluções habitacionais a construir.

Para marcar o arranque do projeto, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, juntamente com a Secretária de Estado da Habitação e um representante do IHRU, estarão esta quarta-feira em Vila do Conde para assinar o acordo de colaboração e, de forma simbólica, visitar um dos empreendimentos de habitação social a reabilitar.

Esta iniciativa levada a cabo pela autarquia vila-condense insere-se no programa estatal ‘1.º Direito', que visa o apoio e promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O novo presidente da Câmara de Vila do Conde, o socialista Vítor Costa, revelou no seu discurso de tomada de posse o objetivo “de construir nos próximos anos, por iniciativa municipal, ou fomentando parcerias, mil habitações de âmbito social para os mais carenciados e para as famílias jovens da classe média”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.