Universidade de Coimbra reabilita Biblioteca Joanina por mais de 1ME

A Universidade de Coimbra iniciou, o mês passado, a empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina, orçada em mais de um milhão de euros.

A intervenção incide sobre a “cobertura e as fachadas do edifício mais emblemático do Património Mundial da Universidade de Coimbra”, afirmou aquela instituição de ensino superior, numa nota de imprensa.

A obra é promovida no âmbito da estratégia de preservação, beneficiação e salvaguarda do património histórico edificado da Universidade de Coimbra, que tem implicado, desde 2020, o lançamento de várias obras de recuperação e conservação dos edifícios do Paço das Escolas.

Os trabalhos na Biblioteca Joanina abrangem a reabilitação de cobertura, fachadas, com exceção da fachada principal, que foi recentemente intervencionada, e ainda caixilharias do edifício.

A recuperação da cobertura, que inclui reforços estruturais pontuais nas entregas das linhas nas paredes de alvenaria e nos frechais, visa “reforçar e proteger no extradorso do teto pintado, no sentido de conferir maior estabilidade ao conjunto”.

Nas fachadas, a ideia é recuperar o reboco, substituindo apenas a massa de esboço por outra de características mais compatíveis com as paredes de alvenaria de pedra, mantendo a cor branca.

“A eliminação de zonas de reboco em desagregação, fissuras e fraturas contribuirá para a proteção da parede de alvenaria e para a preservação do interior do edifício”, referiu a universidade na mesma nota.

Nas caixilharias vão ser feitas reparações e substituições, sempre que necessário, com o mesmo tipo de materiais, com controle de estabilização higrométrico.

A empreitada deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024 e será complementada com intervenções de melhoria do circuito elétrico e das condições de acessibilidade ao edifício.

A Universidade de Coimbra deu ainda nota de que, durante esta obra, como em outras empreitadas recentes no Paço das Escolas, será instalada uma cobertura provisória, para proteção suplementar do edificado.

“Ter a cargo um bem como a Biblioteca Joanina é uma grande honra, mas também uma imensa responsabilidade a que procuramos sempre dar resposta da melhor forma. Isso implica investir permanentemente na reabilitação e conservação do edifício, como fazemos na empreitada agora lançada e em outras iniciativas de preservação do espaço e do seu espólio que continuaremos a promover”, concluiu o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Construída ente 1717 e 1728 (embora só tenha recebido os primeiros livros em 1750), a Casa da Livraria, “obra-prima do Barroco”, foi “edificada sob o patrocínio de D. João V, adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono”, refere a Universidade de Coimbra, na sua página na Internet.

Edificada de modo a “exaltar o monarca e a riqueza do império, nomeadamente da provinda do Brasil, esta biblioteca é, para além de uma esplendorosa combinação de materiais exóticos, um verdadeiro cofre forte de livros”, afirma a universidade.

“Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, a Biblioteca Joanina apresenta um acervo de coleções dos séculos XVI, XVII e XVIII, que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo”, acrescenta.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.