Tecnologia IA usada para monitorizar construção de 100ha

Uma solução automatizada de rastreamento está a ser usada para monitorizar o progresso da construção da maior central solar da Polónia.

A central solar está a ser construída em Brudzew, no centro da Polónia, no local de uma antiga mina de carvão, e vai ocupar um terreno de cem hectares (ha). A empresa responsável pela instalação fotovoltaica, Esoleo, está a usar a tecnologia de inteligência artificial (IA) AI Clearing para monitorizar a construção da central.

A tecnologia AI Clearing utiliza inteligência artificial para comparar os dados fornecidos por drones com a documentação do projeto de desenhos em CAD/BIM. Isso permite aos gestores de grandes projetos de infraestruturas monitorizarem o progresso dos trabalhos “quase em tempo real” e avaliarem o cumprimento do projeto e dos prazos.

AI Clearing está a monitorizar parâmetros que incluem a conclusão de estacas, módulos, valas e estradas. A conclusão do projeto está prevista para agosto.

“Construir um parque solar numa área tão grande é um grande desafio organizacional”, disse o diretor do projeto Esoleo, Miroslaw Soltysiak. “A tecnologia AI Clearing permite-nos usar os dados que recolhemos de maneira mais rápida e melhor e monitorizar o ritmo de trabalho.”

O cofundador da AI Clearing, Adam Wisniewsk, disse estar confiante de que a tecnologia garantirá que as obras prossigam no prazo estipulado e de acordo com o planeado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.