Subida dos custos de construção de casas novas desacelera em outubro

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,5 por cento em outubro, em termos homólogos, abrandando face a setembro, sobretudo impulsionados pelo preço dos materiais, que subiram 17,2 por cento.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “em outubro de 2022 estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,5 por cento em termos homólogos, menos 0,8 pontos percentuais que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 17,2 por cento, desacelerando 1,3 pontos percentuais face ao mês anterior, e o custo da mão de obra subiu 5,9 por cento (contra 6,1 por cento em setembro), referiu o INE.

O custo dos materiais contribuiu com 10,0 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o que compara com 10,8 pontos percentuais em setembro, enquanto a componente mão de obra manteve a sua contribuição de 2,5 pontos percentuais, tal como no mês anterior.

Entre os materiais que mais influenciaram esta evolução, o INE destaca os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 70 por cento, sendo que o cimento, o betão pronto, o gasóleo, as madeiras e derivados de madeira, as obras de carpintaria, os mármores e os produtos de mármore, os aglomerados e ladrilhos de cortiça e o consumo de produtos energéticos apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20 por cento.

Em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,1 por cento em outubro, com o custo dos materiais a diminuir 0,2 por cento e o custo da mão de obra a aumentar 0,6 por cento.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com -0,1 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,9 pontos percentuais e -0,2 pontos percentuais em setembro, pela mesma ordem).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.