Soluções construtivas para um melhor desempenho acústico

Um consórcio liderado pela Trendburel, que inclui também a Universidade de Coimbra e o ITeCons, encontra-se a desenvolver produtos para aplicações interiores, no sentido de melhorar a performance acústica.

O projeto, que teve início em novembro e tem conclusão prevista para 2021, consiste no desenvolvimento de sistemas acústicos modulares e personalizáveis, como totens e mantas resilientes, feitos de madeira e tecido Burel, ou substituindo esses componentes por perfis, placas e membranas flexíveis em materiais compósitos de termoplásticos reforçados com desperdícios de Burel.

As soluções a desenvolver privilegiam a utilização de componentes e tecnologias sustentáveis. A inclusão social é outro objetivo do projeto, através da valorização da lã de ovelhas da Serra da Estrela.

Será feita a montagem dos sistemas modulares através de diferentes combinações de elementos estruturais, uns feitos com os materiais convencionais e outros com os novos materiais compósitos. O desempenho dos novos segmentos de produtos de design sustentável em Burel será caracterizado e validado.

Ao longo do projeto, serão definidas as exigências funcionais a alcançar pelos sistemas em desenvolvimento, bem como requisitos de sustentabilidade para os materiais e componentes. Serão ainda analisadas as condições para o fabrico das novas soluções. Os sistemas serão validados em laboratório e in situ e depois serão divulgados os resultados.

O projeto é apoiado pela União Europeia através de fundos FEDER.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.