O sistema Hennebique para estruturas de betão armado

François Hennebique (1842–1921) (figura 1) não terá sido o inventor do betão armado mas foi, no meu entender, um dos engenheiros que mais contribuiu para a sua expansão e que mais obras notáveis realizou no final do século XIX e início do Séc XX {1} e {2}.

Hennebique iniciou a sua actividade em 1879 e em 1880 realizou a 1ª laje de betão armado.

A sua actividade desenvolveu-se com a sede na Bélgica (de 1867 a 1887) e depois em Paris onde construiu, em 1898, integralmente em betão armado, incluindo as fachadas, a sede da empresa na Rue Danton, 1 edifício preservado até aos nossos dias como ilustrado na figura 2.

Em 1892 registou a 1ª patente do sistema Hennebique, patente que melhorou em 1893.

Desde o início da actividade da empresa criou uma rede de concessionários espalhados pelo mundo, realizando em Paris congressos anuais envolvendo todos os colaboradores. Em Junho de 1898 decide criar o jornal “Le Béton Armé” onde reunia artigos técnicos e onde descrevia as realizações nos países onde se realizavam obras com o sistema Hennebique.

De 1892 a 1899 Hennebique já tinha realizado mais de 3000 obras em betão armado.

Em 1910 a empresa Hennebique, com sede em Paris, tem já 40 000 obras realizadas de edifícios, pontes, reservatórios e navios em betão armado, espalhadas pelo mundo. O sucesso de Hennebique esteve associado ao sistema por ele concebido e a uma concepção e preparação da execução das obras que lhes permita atingir uma rapidez e qualidade extraordinárias, aliada a custos competitivos quando comparados com os obtidos com outros materiais (2).

O seu sistema estrutural é caracterizado pelo monolitismo da estrutura (ligação contínua entre vigas e pilares (3) e pela introdução de estribos nas vigas, ligando os varões traccionados à zona de betão comprimido (Figura 3). Os estribos eram constituídos por chapas de aço de secção rectangular dobradas em forma de U. (...)

Artigo publicado na Edição nº 84

Júlio Appleton

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.