Setor da construção deverá crescer em 2020

Segundo a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP), as previsões para este ano confirmam uma trajetória positiva no setor da construção, anunciando um crescimento de 5,5%.

Embora este valor se traduza num ligeiro abrandamento do ritmo de crescimento relativamente ao ano passado (6%), se as previsões se confirmarem, a Construção terá crescido 23% entre 2017 e 2020.

O setor tem vindo a crescer desde o ano de 2017, logo após uma longa crise em que a Construção se viu envolvida desde 2002 e onde foi registada uma queda acumulada de 60% em 14 anos.

A evolução mais significativa deverá ser registada no segmento da construção de edifícios residenciais, onde é esperado que cresça 9%. Dentro deste segmento, a componente de construção nova poderá atingir um crescimento de 10% e a componente de reparação/manutenção de 8%. Esta última deixa, assim, e ao fim de vários anos, de assumir uma papel de motor de crescimento dentro deste segmento, refere a FEPICOP.

No que diz respeito à construção de edifícios não residenciais, também se manterá uma evolução positiva, com um aumento de 2,4%. Aqui, a componente privada deverá crescer 2% e a componente pública 3%.

A FEPICOP ainda revelou esperar um crescimento de 5% no segmento dos trabalhos de engenharia civil para 2020, um valor superior ao que foi registado no ano passado (4%). Este previsão deve-se ao “anunciado reforço do investimento público, refletido na proposta de Orçamento do Estado para 2020” e também ao “forte crescimento observado no mercado das obras públicas ao longo de 2019”.

Se as previsões se verificarem, o segmento dos trabalhos de engenharia civil  registará um crescimento de 18% entre 2017 e 2020, logo após uma queda acumulada de 46% entre 2002 e 2016.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.