Setor da construção quer simplificar processos de licenciamento

Uma dezena de entidades do setor da construção e imobiliário assinou um memorando de entendimento para elaboração de uma proposta de uniformização de procedimentos administrativos em operações urbanísticas, visando simplificar e agilizar os processo de licenciamento urbanos.

Um dos objetivos da iniciativa, refere em comunicado a Ordem dos Engenheiros – uma das signatárias –, é criar condições para agilizar a execução do Programa de Recuperação e Resiliência no que diz respeito ao investimento em habitação.

De acordo com o texto do memorando, as entidades subscritoras comprometem-se a contribuir para o “desenvolvimento de uma proposta comum” de “harmonização e unificação de procedimentos e na normalização de um elenco de elementos para instrução e submissão de processos administrativos no âmbito de operações urbanísticas”, através de uma Comissão Técnica, mandatada para depois “apresentar ao Governo da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses” a proposta consensualizada.

A subscrição deste memorando de entendimento foi promovida pela Ordem dos Engenheiros juntamente com as outras entidades organizadoras da Convenção da Construção, nomeadamente a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, Ordem dos Arquitetos, Confederação Empresarial de Portugal e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Além das entidades organizadoras da Convenção da Construção, assinaram o memorando o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, a Ordem dos Engenheiros Técnicos, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores, a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.