Setor da construção abranda tendência de crescimento

O investimento e o Valor Acrescentado Bruto da construção aumentaram 0,8 por cento e 1,1 por cento até setembro, em termos homólogos, abrandando a tendência de crescimento, mas evidenciando a “elevada resiliência” num contexto de “forte incerteza”, segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Na informação rápida da ‘Conjuntura da Construção’, a AICCOPN destaca que estas variações, “apesar de revelarem um abrandamento na tendência de crescimento, demonstram, uma vez mais, a elevada resiliência do setor num período de forte incerteza, marcado por um aumento acelerado da inflação, pela subida das taxas de juro e por um atraso no lançamento das obras públicas previstas”.

Até ao final do terceiro trimestre de 2022, registou-se um aumento da área licenciada pelas autarquias, face a igual período do ano transato.

Nos edifícios habitacionais, o acréscimo de 0,4 por cento foi acompanhado por um crescimento de 2,8 por cento no número de fogos licenciados em construções novas, que totalizam 22 774, enquanto nos edifícios não residenciais o aumento da área licenciada foi de 5,3 por cento.

Em setembro, o índice de custos de construção de habitação nova aumentou 13,4 por cento em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais que no mês anterior, traduzindo variações homólogas de 18,6 por cento no índice relativo à componente de materiais e de 6,1 por cento no índice relativo à componente de mão de obra.

Já as novas operações de crédito à habitação realizadas pelas instituições financeiras aumentaram 8,9 por cento até final de setembro, em termos homólogos, para 12 300 milhões de euros, enquanto o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 3 235 milhares de toneladas até de outubro, um crescimento de 1,6 por cento, face ao mesmo período de 2021.

De acordo com a AICCOPN, no mercado das obras públicas verificou-se “uma evolução menos negativa, quer nos concursos promovidos, quer nos celebrados”.

Nos primeiros dez meses de 2022, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas apresenta uma redução homóloga de 10,8 por cento (-15,9 por cento no mês anterior) e o volume de contratos celebrados e registados no Portal Base regista uma variação homóloga temporalmente comparável de -31,6 por cento (-36,5 por cento no mês anterior).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.