Seminário sobre Construção Enxuta em outubro

A décima edição do CONENX – Seminário Internacional sobre Construção Enxuta vai decorrer a 27 e 28 de outubro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e também terá transmissão online.

Realizado desde 2004, o encontro bianual consolidou-se como um fórum importante para o setor da construção, o maior evento de construção enxuta do Brasil trazendo a cada nova edição as principais tendências e inovações do mercado, discussões pertinentes sobre a aplicação dos princípios da construção enxuta e propostas de como realizar a integração do conhecimento académico com o setor produtivo.

Nesta edição, o CONENX vai incidir sobre as “transformações tecnológicas iniciadas pela filosofia do lean construction, o que elas têm proporcionado ao mercado e o que será exigido dos profissionais do setor com a adoção de novas tecnologias”, lê-se em comunicado divulgado.

No programa constam palestras sobre “O passado e o futuro da Lean Construction”, “Construção Modular: oportunidades e desafios na implementação de Lean Management”, “Aprendendo e multiplicando a Construção Enxuta com o uso de simulações” e “A integração lean-BIM: uma visão prática”.

O seminário conta com dois painéis: o primeiro sobre “Construção 4.0: teoria, prática e academia” e o segundo acerca da “Modularidade em projetos habitacionais – exploração de conceitos por estudantes do MPRINCE”.

Também serão apresentados casos de estudo, nomeadamente “Planeamento 4D da Industrialização do 1º Edifício Híbrido da Península Ibérica – O hotel BB em Guimarães”, “A experiência finlandesa de implementação da construção enxuta”, “A experiência americana de implantação da construção enxuta”, “Trajetória lean na maior construtora residencial da América Latina” e “A experiência brasileira de implantação da construção enxuta – obras de alto padrão”.

As inscrições podem ser efetuadas através do site do evento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.