Segurança no uso de equipamento de acesso em alturas

A primeira edição do IPAF ElevAÇÃO Portugal realizou-se no CENFIC, no dia 15 de outubro.

O primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento das Plataformas Elevatórias registou uma participação de 100 pessoas, entre fabricantes de plataformas Elevatórias e peças, dealers, alugadores, centros de formação e formadores independentes, técnicos de segurança, empresas utilizadoras finais deste tipo de equipamentos e operadores.

O programa intercalava apresentações teóricas e demonstrações práticas com máquinas. Debateu-se a avaliação de riscos, as melhores práticas de utilização, a operação segura, manobras e resgate.

O Diretor da área técnica e segurança da IPAF (Federação Internacional de Plataformas Aéreas), Andrew Delahunt, alertou os presentes para as principais causas de acidentes e para a forma de os evitar, com base na análise do relatório de acidentes da base de dados internacional da IPAF. Vítor Ribeiro, membro da IPAF e instrutor sénior independente, apresentou informação sobre os acidentes conhecidos e relatados à ACT, envolvendo Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT), desde 2012 até à data.

Na área de exposição os visitantes puderam ver, além das máquinas, um simulador de realidade virtual de última geração, tendo a possibilidade de experimentar os equipamentos com a supervisão de instrutores.

Para Filipa Sanches, representante da IPAF para Portugal, “é crucial divulgarmos, mas sobretudo demonstrarmos como se utilizam as PEMT em segurança e alertarmos para os perigos e como minimizá-los.”

A IPAF é uma organização sem fins lucrativos cuja propriedade pertence aos seus membros, onde se incluem fabricantes, companhias de aluguer/locação, distribuidores, empreiteiros e utilizadores. O seu objetivo é promover o uso seguro e eficaz de plataformas aéreas no mundo inteiro fornecendo consultoria e informação técnica. Pretende-se também influenciar e interpretar a legislação do setor e promover iniciativas de segurança e programas de formação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.