Residência universitária de 2ME em Valença concluída em 2023

A construção de uma residência universitária em Valença, para servir os alunos da Escola Superior de Ciências Empresarias (ESCE) deverá estar concluída no final de 2023, num investimento de dois milhões de euros.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia adiantou que a candidatura para a construção da residência universitária daquela escola do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) “foi aprovada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido a terceira classificada a nível nacional.

“O início da obra programa-se para finais de 2022, princípio de 2023 e a receção aos primeiros estudantes aponta-se para finais de 2023”, refere a nota da autarquia.

A construção da nova estrutura, com capacidade para acolher 56 alunos, está prevista para “a zona escolar e desportiva de Valença, onde em tempos funcionaram os estaleiros municipais”.

Para o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, citado na nota, a construção do novo complexo residencial universitário “é uma excelente notícia” para o concelho e “um passo decisivo para a concretização de uma aspiração antiga da comunidade académica da ESCE que vem dar resposta às dificuldades de alojamento dos estudantes no nosso concelho”.

“Esta é uma prioridade definida pelo atual executivo municipal, desde o primeiro dia de trabalho, com o objetivo de fixar no nosso concelho os estudantes da ESCE, garantindo-lhes maior comodidade no alojamento e criando condições para que desenvolvam a sua vida, durante o percurso académico, em Valença, com a consequente dinamização da economia local que isso supõe”, referiu o autarca.

O novo edifício terá três pisos, sendo que nos dois pisos superiores ficará a parte residencial com capacidade para 56 camas, em 24 quartos duplos e oito individuais. No piso térreo, ficarão instaladas as áreas comuns e uma sala multiusos.

A escolha, pelo município de Valença, da zona escolar e desportiva do concelho para a implantação do novo equipamento prende-se “com a proximidade à ESCE, bem como à piscina, pavilhões desportivos, biblioteca municipal e acesso à rede de transportes públicos”.

A autarquia adiantou que a assinatura do contrato de financiamento, entre a Câmara e o ERASMUS +, a agência portuguesa que gere o fundo europeu, está prevista “ainda, para este mês”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.