Reabilitação da EN108 entre Mesão Frio e Régua com investimento de 1,8ME

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a reabilitação da Estrada Nacional (EN) 108 entre Mesão Frio e Peso da Régua, num investimento estimado de 1,8 milhões de euros.

A IP referiu, em comunicado divulgado, que a empreitada “tem como objetivo a melhoria das condições de segurança e mobilidade do troço” que serve diretamente os dois concelhos da zona sul do distrito de Vila Real.

O contrato, que foi designado de “IC26 (EN108)”, visa a reabilitação do troço entre o quilómetro 102, em Mesão Frio, e o quilómetro 115, na Régua.

A via a intervir, segundo a empresa, apresenta um “traçado sinuoso e perfil transversal estreito, designadamente nas zonas de atravessamento de povoações, apresentando esta estrada um elevado volume de tráfego de veículos pesados devido, essencialmente, às atividades associadas à produção de vinho do Porto”.

A IP especificou que a empreitada de requalificação prevê a reabilitação integral do pavimento, assegurando o reforço dos níveis de aderência e regularidade, o reforço e adequação dos equipamentos de sinalização e segurança rodoviária, com a reposição da marcação horizontal, substituição de sinalização vertical, colocação de equipamentos de guiamento, de balizagem de demarcação e instalação de guardas de segurança e dispositivos de proteção a motociclistas.

Inclui ainda a melhoria das condições de mobilidade e segurança dos peões com a construção de passeios, intervenções de beneficiação nos equipamentos de drenagem da via, principalmente através da limpeza e desobstrução dos aquedutos, reconstrução de bocas de entrada e saída de aquedutos, construção de valetas revestidas em betão e reparação pontual de valetas existentes.

Para a IP, a concretização deste investimento “irá promover um importante reforço das condições de circulação e segurança dos milhares de utilizadores, automobilistas e peões, que diariamente circulam nesta via”.

O anúncio do concurso público foi publicado em Diário da República com um prazo de execução do contrato de 270 dias.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.