Qualidade do ar interior e ventilação

A Qualidade do Ar Interior (QAI) é definida no Glossário da International Society for Indoor Air & Climate (ISIAQ) como “Um indicador dos tipos e quantidades de poluentes no ar interior que podem causar desconforto ou risco de efeitos adversos na saúde humana e animal ou danos na vegetação”. Assim sendo, para a sua quantificação recorre-se normalmente ao valor da concentração média de um ou mais poluentes durante um dado período de
exposição, por exemplo ao longo de um intervalo de 8 horas, correspondente ao tempo habitual de ocupação de um edifício durante uma jornada laboral.

No caso de poluentes que são intoxicantes, relativamente aos quais um curto período de exposição a concentrações acima de um dado valor limite pode ser fatal, não basta fazer a quantificação a partir do valor da média temporal da concentração, mas tem que se usar também o valor máximo dessa concentração em intervalos de tempo de referência com durações mais curtas.

Manuel Gameiro da Silva

Professor na Universidade Coimbra

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para manuel.gameiro@dem.uc.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.