Projeto HOME ZERO

O projeto HOME ZERO, promovido pela Dreamdomus, em co-promoção com a Magnum Cap – Electrical Power Solutions e a Universidade do Porto e financiado pelo COMPETE 2020, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias e sistemas inovadores na área da construção que impulsionem a sustentabilidade e a independência das redes de abastecimento de energia elétrica externa.

Finalidade

O projeto incide nos domínios da energia e do habitat. O objetivo será concretizá-lo através de construção modular com integração de sistemas de domótica, ambicionando sempre alcançar a categoria NZEB, ou seja, balanço energético quase nulo.

Esta meta deverá ser alcançada através:

  • da utilização da gestão centralizada inteligente;
  • da utilização de sistemas de produção de energia renovável local,
  • de sistemas de armazenamento de energia, e
  • de soluções construtivas e arquitetónicas que otimizem a eficiência energética.

Pretende-se também promover a integração de tecnologias construtivas avançadas, além da vertente de sustentabilidade energética, de modo a criar condições para a evolução do conhecimento científico e da transformação no setor da construção.


O Projeto prevê a construção de um protótipo de teste e demonstrador dos resultados obtidos que permitam uma melhor perceção e divulgação da evolução criada.

Financiamento

O projeto H0ME ZERO foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 819 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 584 mil euros.

Consórcio

A Dreamdomus é uma empresa que atua nas áreas da domótica, automação inteligente, construção modular e aquecimento radiante essencialmente para o mercado nacional, dirigindo a sua oferta sobretudo para os segmentos alto e médio alto de construção nova, maioritariamente para vivendas mas também para condomínios.

A MAGNUM CAP é uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos e soluções de gestão, controle e distribuição de energia, sendo seu principal foco a fabricação de sistemas de carregamento de EV (Veículos Elétricos), dispositivos de armazenamento de energia, energias renováveis ??e integração na Smart Grid.

A Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.