Produção na construção aumentou 2,3 por cento em Portugal em dezembro

A produção na construção aumentou 0,1 por cento na zona euro em dezembro de 2017, comparativamente a novembro. Nos 28, o aumento foi de 0,6 por cento.

Os dados são do Eurostat, e apresentam a evolução para cada país da União Europeia. Em Portugal, o aumento foi de 2,3 por cento entre novembro e dezembro, uma inversão muito significativa em relação à evolução outubro-novembro, que tinha sido -0,4 por cento. Também França e Hungria registaram evoluções semelhantes. Em sentido oposto está, por exemplo, a Eslováquia, que passou de uma evolução de 1,4 por cento entre outubro e novembro para -5,5 por cento entre novembro e dezembro.

A nível global, a evolução em novembro não registou grandes diferenças em relação a dezembro: foi de 0,2 por cento na zona euro e de 0,5 por cento nos 28.

Se a comparação for feita entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, regista-se um aumento de 0,5 por cento na zona euro e de 1,5 por cento nos 28. Segundo o Eurostat, o aumento de 0,5 por cento na zona euro deve-se ao aumento de 1,4 por cento na construção de edifícios, embora a produção em engenharia civil tenha diminuído 2,6 por cento. Já o aumento de 1,5 por cento nos 28 deve-se ao facto de a produção em engenharia civil ter subido 1,4 por cento, enquanto a construção de edifícios diminuiu 1,5 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.