Produção na construção sobe em setembro na zona euro e na UE

A produção na construção aumentou, em setembro, 1,5 por cento na zona euro e 1,8 por cento na União Europeia (UE) na variação homóloga, e 0,9 por cento e 1,2 por cento, respetivamente, face a agosto, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat.

Na zona euro, a produção na construção subiu 1,5 por cento na variação homóloga, depois de ter recuado 2,6 por cento em agosto, e 0,9 por cento em cadeia, após um recuo de 1,4 por cento no mês anterior.

Na UE, a subida homóloga de 1,8 por cento e a mensal de 1,2 por cento contrasta com os recuos de 1,8 por cento registados em agosto em ambas as comparações.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, as maiores subidas anuais do indicador foram observadas na Hungria (14,3 por cento), Finlândia (6,0 por cento) e Polónia (4,3 por cento) e as principais quebras na Roménia (-14,2 por cento), Espanha (-7,2 por cento) e Eslováquia (-1,6 por cento).

Face a agosto, os maiores avanços da produção na construção registaram-se na Eslovénia (8,5 por cento), Suécia (6,0 por cento) e Hungria (4,1 por cento) e os principais recuos na Roménia (-4,9 por cento), Eslováquia (-3,8 por cento) e Polónia (-1,9 por cento).

Em Portugal, o indicador aumentou 1,9 por cento face a setembro de 2020 e recuou 1,3 por cento na comparação com agosto.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.