Produção na Construção diminuiu 8,5% em junho

O Índice de Produção na Construção, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), contraiu 8,5 por cento em junho, uma variação idêntica à observada no mês anterior.

Segundo o INE, “o índice de produção na construção [média móvel de três meses ajustada de efeitos de calendário e sazonalidade] manteve, em junho, uma redução de 8,5%, idêntica à observada em maio”.

O segmento da Construção de Edifícios, que tinha registado uma queda de 8,4 por cento em maio, denotou uma quebra de 8,3 por cento no mês de junho, enquanto o de Engenharia Civil apresentou uma contração de 8,8 por cento, depois de ter caído 8,7 por cento no mês anterior.

Os índices de emprego e de remunerações registaram ambos variações homólogas negativas de 1,6 por cento e 2,6 por cento, respetivamente, tendo registado no mês anterior variações de -2,4 por cento e -5,9 por cento.

Face a março, estes índices aumentaram 0,6 por cento e 4,6 por cento, respetivamente, tendo registado subidas de 0,5 por cento e 1,9 por cento em maio do ano passado.

Face a maio, estes índices aumentaram 0,7 por cento e 13,8 por cento, respetivamente, tendo registado uma queda de 0,1 por cento e um aumento de 10,0 por cento em junho de 2019.

Custos de construção aumentaram em junho

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação homóloga de 1,1 por cento em junho, mais 0,4 pontos percentuais do que no mês anterior.

O ICCHN, também divulgado pelo INE, revela que o preço dos materiais e da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações homólogas de 0,6 e de 1,8 por cento face ao período homólogo.

O preço do materiais tinha aumentado 0,5 por cento no mês anterior e o custo da mão de obra tinha registado uma variação de 1,0 por cento em maio.

Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de 0,6 por cento em junho, o custo dos materiais registou uma variação de -0,3 por cento, enquanto que o custo da mão de obra aumentou 1,9 por cento.

O INE referiu ainda que, “a componente de mão de obra contribuiu com 0,8 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo a contribuição dos materiais de -0,2 p.p.”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.