Produção na construção desceu 0,4 por cento na zona euro em dezembro

O ritmo de produção no setor da construção registou um decréscimo, de novembro para dezembro de 2018, de 0,4 por cento, revelou o Eurostat. Já nos 28, o decréscimo foi de 0,9 por cento. É uma inversão da tendência de novembro, mês durante o qual tinha havido um crescimento de 0,3 por cento na zona euro e 0,4 por cento no conjunto dos 28. Também entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 o cenário tinha sido de crescimento.

Portugal contrariou tendência

Embora a construção de edifícios tenha registado uma descida na União Europeia, na zona euro a produção em engenharia civil aumentou ligeiramente.

Entre os países que disponibilizaram dados, o maior decréscimo na produção de construção registou-se na Eslovénia (-12,4 por cento), Alemanha (-4,1 por cento) e Reino Unido (-3,8 por cento). Os aumentos mais significativos ocorreram na Suécia (6,2 por cento), República Checa (3 por cento) e Espanha (2,6 por cento).

Em Portugal, registou-se um crescimento de 1,2 na construção entre novembro e dezembro, contrariando a tendência dominante e invertendo também a trajetória anterior – entre novembro e dezembro, o país havia registado uma quebra de 1,4 por cento. Estes números de final de ano dão suporte às previsões da FEPICOP, que antecipa um crescimento de 4 por cento em 2019.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.