Prémios de Arquitetura ARQUÉTIPO: propostas até 28 de junho

A feira Concreta serviu de palco ao lançamento da primeira edição dos Prémios ARQUÉTIPO, um concurso promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), com o apoio Secretaria de Estado da Indústria. O objetivo é promover o desenvolvimento ou (re)invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade direta no setor da construção.

Com este prémio, pretende-se que o arquiteto deixe de ser um mero prescritor para passar a ser agente ativo do processo criativo na conceção de produtos para o mercado da construção.

A cada edição serão estabelecidas parcerias com empresas nacionais de componente produtiva, e capacidade de inovação, com expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento de produto, suscetível de, a curto/médio prazo, ser lançado ao mercado.

Além do prémio, será atribuído um Master Prémio ARQUÉTIPO Investigação N41, com o objetivo de apoiar e incentivar a investigação e desenvolvimento do produto que o Júri considere mais adequado às necessidades e tendências de mercado.

Os Prémios terão um valor pecuniário entre 2500 até 8500 euros para os melhores produtos e abrem perspetivas de royalties para o arquiteto que desenvolver o produto com maior potencial comercial. Assumem nos seus objetivos um caráter disruptivo e inovador perante o posicionamento corrente dos vários agentes do setor da Construção, apostando numa profunda interação que potencie e beneficie das competências técnicas dos arquitetos portugueses.

As propostas podem ser apresentadas até 28 de junho, sendo que os resultados serão divulgados até ao final de julho.

Imagem: Neven Krcmarek / Unsplash


 

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.