Célia Gomes e Pedro Machado Costa vencem Prémio AICA Arquitetura

Célia Gomes [na foto] e Pedro Machado Costa (a.s* atelier de santos) foram distinguidos com o Prémio AICA Arquitetura 2016 pela obra de requalificação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D’Arcos. O projeto foi ainda nomeado para os prémios internacionais “EU Prize for Contemporary Architecture - Mies VanDer Rohe Award 2017” e “Architizer2017”.

Para Célia Gomes, a atribuição do prémio «foi uma boa surpresa, o reconhecimento da qualidade arquitetónica da obra». «O projeto envolveu a requalificação da escola existente, que ocupa um extenso quarteirão suburbano na periferia de Lisboa, caracterizado pelo declive acentuado e pela ausência de uma relação direta com a rua e a cidade», explica a docente. No novo desenho da escola os espaços de socialização acabam por ser os protagonistas, com o aproveitamento criativo de todo o espaço disponível. 

«A nossa estratégia passou pela demolição de alguns dos blocos existentes e pela reorganização de todo o espaço exterior, através da criação de vários patamares desenvolvidos em diferentes cotas, que permitem uma circulação mais fluida por todo o recinto. Foram criados dois grandes volumes paralelos, que ora desenham o limite da praça exterior (de acolhimento), ora reforçam a clareza da utilização de todo complexo. Estes “corpos” contêm a biblioteca, cantina, auditório e direção da escola, mas são os espaços de circulação e de estar que são desenhados com maior protagonismo, garantindo assim a permanência dos alunos. A existência de grandes átrios interiores e exteriores caracterizados pelos seus desníveis, pés-direitos triplos ou extensas rampas, foram pensados de forma cenográfica, permitindo diferentes utilizações, e sendo também importantes na organização funcional de toda a escola.»

Célia Gomes é docente do curso de licenciatura em Design de Ambientes na ESAD.CR/IPLeiria, nas áreas de projeto e desenho. É licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1996), e a sua formação passou também pela Technische Universiteit Delft, Faculteit der Bouwkunde, Holanda (1995/96). Atualmente é doutoranda em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, na área de “Teoria e Prática de Projeto”, e investigadora no CIAUD. É fundadora, autora e coordenadora do a.s* - atelier de santos, arquitectura.

Dos projetos e obras da sua autoria destacam-se, entre outros, as Residências Universitárias das Laranjeiras, projeto premiado com o Prémio Especial dos Sócios FAD 2007, Barcelona; o Museu da Ribeira Grande; e a Biblioteca Central da Universidade dos Açores, nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe e para os Prémios FAD, ambos em 2004. Do seu trabalho destaca-se a participação na IX Bienal de Arquitetura de Veneza; na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitetura, em Lima, Peru; na Exposição Tracing Portugal, da Arquitectural Association, em Londres; e na Art and Planning at Cornell University, em Nova Iorque, EUA.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.