Praia da Vitória vai ter novo terminal de cruzeiros

O Governo Regional dos Açores vai construir um terminal de passageiros (cruzeiros e interilhas) na baía da Praia da Vitória.

A possibilidade de construir um empreendimento deste tipo tinha já sido avançada em 2008, por proposta da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, mas em 2014 foi abandonada pelo Governo Regional, que redefiniu as suas prioridades.

Em julho de 2017, e após ter reivindicado, ainda em 2014, novas contrapartidas pelo uso da base das Lajes, a Câmara da Praia da Vitória apresentou um estudo de viabilidade da construção do terminal de passageiros deste tipo, a localizar no chamado “porto dos americanos”, defendendo a importância estratégica de uma infraestrutura deste tipo.

O estudo de viabilidade económica apresentado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, realizado pela empresa Consulmar, prevê uma comparticipação comunitária de 85 por cento do custo total da obra, o qual poderá variar entre os 10 e os 15 milhões de euros se houver o aproveitamento do cais existente; ou entre os 15 e os 20 milhões de euros se se optar por uma construção de raiz.

De acordo com a Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o investimento “fomenta a criação de um circuito regional para cruzeiros, gerando um efeito multiplicador para os 3 terminais: Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória — o que torna este projeto num projeto de interesse estratégico regional”. Os deputados regionais reconhecem que as condições atuais do porto não são atrativas para este tipo de turismo, esperando que esta obra possa colmatar essa situação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.