Porto prevê 623 mil euros para reabilitação do terminal das Camélias

A Câmara do Porto prevê gastar cerca de 623 mil euros na reabilitação do terminal rodoviário das Camélias, próximo da Praça da Batalha, de acordo com um concurso público lançado este mês.

“A Câmara do Porto vai reabilitar o Terminal Parque das Camélias, dotando-o de melhores condições de acessibilidade, conforto e segurança, quer para operadores quer para passageiros”, pode ler-se numa publicação no portal da Câmara.

Segundo o texto, “as obras incluem a melhoria das paragens, das condições de acesso e espera, da sinalética, do arranjo paisagístico deste espaço e ainda a criação de uma sala de espera, até agora inexistente”.

O valor base está orçamentado em 623.364,54 euros e o prazo de execução do contrato, sem incluir renovações, estipulado em 90 dias, refere o documento publicado em Diário da República a 16 de março.

No dia 8 de fevereiro, a antiga vereadora dos Transportes da Câmara do Porto e atual presidente da STCP, Cristina Pimentel, já tinha adiantado à agência Lusa que a autarquia pretendia fazer obras de requalificação “de pequena escala” no terminal rodoviário das Camélias.

“Nós vamos fazer uma requalificação – será a nossa próxima etapa – e dotar o terminal das Camélias de condições de conforto, que ele absolutamente não tem”, reconheceu a então vereadora responsável pelos transportes, focando-se nas condições “quer para os clientes quer para os motoristas”.

Cristina Pimentel disse que o terminal que recebe inúmeros operadores privados é “muito importante do ponto de vista da sua localização, é extremamente relevante para a rede de transporte público, e até para a própria rede da Área Metropolitana do Porto ele é estratégico”.

“Será sempre um terminal pequeno, aquele que o espaço comporta, mas será dotado quer de instalações sanitárias, quer de sala de espera”, disse, referindo que esta obra estará a cargo do município, apesar da infraestrutura passar a ser gerida pela STCP Serviços.

Consulte o anúncio para a reabilitação da Central de Camionagem da Batalha em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/03/053/415123959.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.