Painéis sanduíche para reabilitar pisos de edifícios

Easy Floor é um projeto para desenvolvimento de painéis sanduíche em polímero reforçado com fibras tendo em vista a reabilitação de pisos degradados em madeira de edifícios antigos.

Concretamente, serão desenvolvidos, por pultrusão, dois protótipos de painéis sanduíche, com campos de aplicação distintos em termos de vãos e/ou sobrecargas, nomeadamente painéis compósitos de 2ª geração com lâminas em polímero reforçado com fibra de vidro e painéis híbridos com lâminas em polímero reforçado com fibra de vidro e carbono na face inferior e argamassa reforçada com fibras de ultraelevado desempenho na face superior, devendo estes últimos assegurar uma maior rigidez de flexão e axial do piso e melhorar o desempenho acústico e de resistência ao fogo.

As faces laterais dos painéis vão incorporar um sistema de ligação por encaixe, com abas laterais em fibra de vidro, permitindo a colocação em obra dos painéis por movimentação vertical e aumentado a resistência e rigidez ao corte.

Os sistemas a testar numa instalação piloto serão concebidos tendo em mente aspetos de leveza (sobrecarregando pouco a construção existente); facilidade de transporte; rapidez e facilidade de montagem; cumprimento das exigências regulamentares de segurança estrutural e desempenho térmico, acústico e em situação de incêndio; ausência de manutenção, durabilidade; e possibilidade de reutilização.

De realçar que a tipologia de edifícios com pisos em barrotes de madeira corresponde a construções anteriores a 1940, e a madeira tem uma durabilidade limitada, em consequência de ataques biológicos. Acresce ainda que a ausência de programas de reabilitação deste tipo de edificado tem conduzido à degradação significativa destes pisos que, de resto, não cumprem as atuais exigências em matéria de desempenho térmico e acústico.

O período de desenvolvimento do projeto começou a 1 de abril de 2016 e prolonga-se até 1 de abril de 2019.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.