Open House Porto: 65 espaços de portas abertas

65 espaços do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia abrem este fim de semana a quem quiser conhecer a sua arquitetura. As visitas são gratuitas e dividem-se em três formatos:

Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

A seleção dos espaços a visitar é da responsabilidade dos comissários desta edição, os arquitetos Inês Moreira e João Paulo Rapagão.

Será possível visitar infraestruturas, como a ponte ferroviária de São João, de Edgar Cardoso, os Silos de Leixões, que celebram 40 anos, ou o parque de manutenção e oficinas do Metro do Porto. Na tipologia de habitação, os visitantes poderão conhecer a Casa do Outeiro, um imóvel do século XIX inicialmente usado como habitação e depois como equipamento de assistência social até 1975. Atualmente, quatro pisos servem o uso habitacional deste edifício que concilia a pedra e madeira com gessos e policarbonatos. Também será possível conhecer uma das muitas “ilhas”, uma tipologia de habitação que nasceu no Porto no século XIX para dar resposta ao fluxo de operários que chegava à cidade fruto da industrialização. Na categoria de Comércio e Serviços será possível conhecer o CEIIA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, situado numa das entradas de Matosinhos, concebido como centro de investigação e desenvolvimento de âmbito internacional para a aeronáutica, mobilidade, oceano e espaço, e o automóvel.

Segundo os comissários Inês Moreira e João Paulo Rapagão, a edição deste ano procura “desmistificar e desmontar tabus sobre a industrialização e a desindustrialização presentes nas três cidades”.

Conheça o roteiro completo e consulte os horários das visitas em https://2018.openhouseporto.com/

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.