Obra de reforço do porto das Lajes das Flores adjudicada por 6,1ME

O Governo dos Açores adjudicou a empreitada de reforço do Porto das Lajes das Flores, num investimento superior a 6,1 milhões de euros, na sequência dos prejuízos causados pela depressão ‘Efrain’ em dezembro de 2022.

Numa nota de imprensa divulgada no ‘site’ oficial do Governo dos Açores, a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que “acaba de adjudicar” a empreitada de reforço do Porto das Lajes das Flores ao agrupamento de empresas Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A., Sacyr Somague, S.A., Etermar – Engenharia e Construção, S.A.

Em outubro de 2019, o furacão ‘Lorenzo’ destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, e em setembro de 2022 a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, anunciou que a obra do porto de Lajes das Flores deveria ser lançada no segundo trimestre de 2023.

Entretanto, este voltou a ser afetado em dezembro de 2022 devido à passagem da tempestade ‘Efrain’.

De acordo com a secretaria regional, esta obra de proteção de “emergência” tem um prazo de execução de 135 dias e envolve um investimento superior a 6,1 milhões de euros, perspetivando o executivo que a empreitada arranque “o mais rapidamente possível”.

Citada na nota de imprensa, Berta Cabral, afirmou que “este processo tem sido tratado com a máxima prioridade e com indispensável urgência”, acrescentando que “esta é uma obra de proteção de emergência” que “tem de começar o mais rapidamente possível”, aproveitando “a janela de oportunidade concedida pelo período de verão”.

“Importa criar, muito rapidamente, as melhores condições possíveis para a operacionalidade do porto, a proteção da nova ponte-cais e o abastecimento adequado da ilha das Flores”, sublinhou Berta Cabral.

Os estudos e o projeto das obras definitivas de proteção do Porto das Lajes das Flores estão em curso.

No âmbito da empreitada de proteção de emergência, pretende-se “construir estruturas com um carácter temporário”, que permitam “melhorar as condições de abrigo da bacia do porto e do terrapleno” até que fiquem concluídas as obras do novo molhe do Porto das Lajes das Flores, adiantou ainda a secretaria regional.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.