O que traz a impressão 3D para a Construção?

Hoje em dia, ainda é incipiente a aposta na automatização, modernização e inovação, continuando a ser um setor muito dependente da mão-de-obra, normalmente não especializada, com elevadas taxas de acidentes de trabalho, elevado consumo energético, desperdício de materiais e baixo controlo de qualidade na execução.

Devido à pouca inovação nos processos construtivos, que durante décadas permaneceram quase inteiramente baseados no trabalho manual, a construção civil é considerada uma indústria de baixa tecnologia. De acordo com Wangler et al., em comparação com outros setores, que vêm aumentando sua produtividade, o da construção permanece estagnado.

A Comissão Europeia informou que os edifícios representam 40% do consumo de energia e mais de 35% das emissões de CO2 na União Europeia, tornando-os o maior consumidor de energia da Europa. Adicionalmente, conforme referido pelas Nações Unidas, a população global pode chegar a cerca de 11 bilhões em 2100, o que levará, claramente, a um acréscimo de necessidades de habitação.

Considerando ainda o contributo negativo que a construção de edifícios tem tido no aumento das alterações climáticas, o consumo cada vez maior de recursos não renováveis e a crescente urbanização das cidades, é imperativo melhorar a eficiência e sustentabilidade da indústria da construção através do aumento da interoperabilidade e produtividade no seu núcleo, redução de desperdícios e durabilidade das soluções.

Devido às referidas alterações climáticas, provocadas pela atividade humana, é urgente reduzir o consumo de energia e incentivar a utilização de materiais com baixo impacto ambiental e, assim, reduzir o consumo de matérias-primas e a emissão de gases nocivos para combater o aquecimento global do planeta. (...)

Por Ana Sofia Guimarães, CONSTRUCT-LFC, Faculdade de Engenharia, Bárbara Rangel, CONSTRUCT-LFC, Faculdade de Engenharia, e Jorge Lino Alves, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica

Artigo completo na Construção Magazine nº111 set/out 2022, dedicada ao tema 'Construção 4.0: a digitalização e a construção aditiva'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.