Mercado das obras públicas regista evolução favorável no 1º trimestre

O montante total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre registou um “expressivo aumento” homólogo de 60 por cento, para 1 464 milhões de euros, contra 913 milhões no período homólogo.

De acordo com o último “Barómetro das Obras Públicas” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, até final de março, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base até 15 de abril totalizaram 598 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 45 por cento em termos homólogos.

Relativamente aos contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos, no primeiro trimestre situaram-se nos 463 milhões de euros, mais 47 por cento que o registado até março do ano passado.

Já os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias totalizaram 84 milhões de euros nesse período, mais sete por cento que o registado nos primeiros três meses de 2022.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.