Mercado do Bolhão reabre em setembro após obras de 4 anos

Quatro anos depois de obras de requalificação, o Mercado do Bolhão, ícone do Porto, reabre em setembro para garantir um “maior número de espaços a funcionar” e dar “tranquilidade à transferência dos comerciantes”, avançou a Câmara do Porto.

“O Bolhão abre na primeira quinzena de setembro, ainda sem dia marcado. A empreitada está concluída e a nova data garante maior número de espaços em funcionamento e confere tranquilidade à transferência dos comerciantes”, avançou à agência Lusa fonte oficial da Câmara Municipal do Porto.

Faz este mês quatro anos que os vendedores históricos estão a trabalhar no Mercado Temporário, localizado no piso -1 do Centro Comercial La Vie, a cerca de 200 metros da entrada Norte do Bolhão.

As obras de restauro e modernização do imóvel, que arrancaram em maio de 2018, estão agora concluídas, mas a abertura vai ser apenas em setembro para permitir ter um maior número de comerciantes e espaços em funcionamento na inauguração, uma vez que atrasos decorrentes da empreitada impossibilitaram a entrega das chaves nas datas inicialmente previstas.

“A decisão de definir esta data foi naturalmente muito ponderada e pesou todos os fatores em torno deste projeto emblemático da cidade. Seria mais simples assumir simplesmente a data anteriormente comunicada para a reabertura, a todo o custo, mas não seria responsável. Todos estamos ansiosos pelo dia da reabertura e o importante é assegurar as melhores condições para os comerciantes se instalarem”, declarou a vice-presidente do conselho de administração da empresa municipal GO Porto, Cátia Meirinhos.

A Câmara entendeu que a “opção mais justa” seria apontar a abertura para setembro, não colocando em causa os “preparativos essenciais ao bom funcionamento dos negócios”, para respeitar o compromisso assumido com os comerciantes de disponibilizar seis meses para preparação dos seus espaços e considerando que alguns deles só receberam as chaves em fevereiro e março.

Estes seis meses tornam-se particularmente relevantes para os comerciantes, num contexto de dificuldades e atrasos na contratação das obras em causa.

Segundo Cátia Meirinhos estão a ser realizadas no espaço as vistorias de obra e ensaios, bem como pequenas correções.

“O Mercado já tem instalados os equipamentos nas bancas, faltando apenas instalar alguns acessórios, e a fixação da sinalética encontra-se também em curso. Em breve terão ainda início as visitas individuais com comerciantes, e dar-se-á início a processos como a emissão de novas licenças, formações para familiarização com os novos procedimentos de gestão do espaço, entre outras reuniões necessárias com os operadores e todas as entidades envolvidas”, explicou.

A empreitada de restauro do Mercado do Bolhão foi consignada oficialmente a 15 de maio de 2018, prevendo-se, à data, um prazo de dois anos para a conclusão dos trabalhos. Mas em dezembro de 2019, a autarquia anunciava que as obras de requalificação iriam ser prolongadas por mais um ano, devido à necessidade de alterar “o método construtivo”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.