Mealhada consigna obra de reabilitação do Chalet Suisso por 1,9ME

A Câmara Municipal da Mealhada assinou a consignação da empreitada de reabilitação do ‘Chalet Suisso’, um imóvel histórico que deverá ser colocado “ao serviço da cultura” dentro de um ano.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Mealhada explicou que a empreitada vai permitir recuperar totalmente o emblemático edifício que marca a paisagem da Pampilhosa, nomeadamente a zona da estação de caminhos de ferro.

Tendo como prazo de execução um ano, a intervenção inclui “trabalhos de restauro, de estuques, pinturas e outros revestimentos, de carpintaria, de canalizações e condutas, de ajardinamentos, de instalações elétricas, de infraestruturas de telecomunicações, de sistemas de extinção de incêndios, de segurança e de deteção, de instalações de elevação, de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, e de impermeabilizações e isolamentos”.

A Câmara Municipal da Mealhada adquiriu este imóvel em 2017 com o objetivo de ser colocado ao serviço da cultura. Foi mandado construir em 1886, pelo industrial hoteleiro Paul Bergamin, para “acolher e permitir descanso aos viajantes de maior estatuto social”.

Usado como hospedaria e residência familiar, a arquitetura do imóvel denuncia “influências do estilo dominante na Suíça do século XIX, nomeadamente no telhado, na utilização de lambrequins de madeira e na magnífica sala de estar”.

Outro elemento distintivo do edifício prende-se com a utilização de barro vermelho da região nas fachadas, guardas e guarnições.

O edifício desenvolve-se em quatro pisos. A hospedaria, com cozinha, sala de jantar e quartos, localizava-se no piso imediatamente por cima do rés do chão/ cave.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.