Marinha Grande investe 1,3ME em novo espaço multimodal

O Município da Marinha Grande vai investir 1,3 milhões de euros em mobilidade urbana, com a criação de um novo espaço multimodal naquela cidade do distrito de Leiria com vista à promoção da sustentabilidade ambiental.

A “Execução Troço Interface – Marinha Grande”, cujo anúncio para contratação foi publicado este mês em Diário da República, enquadra-se na “promoção de estratégias de baixo teor de carbono” e medidas de adaptação relevantes para a sua atenuação”, referiu fonte do Município da Marinha Grande em resposta escrita à agência Lusa.

O preço base proposto é de 1.328.737,66 euros, tendo a obra um prazo de execução previsto de oito meses.

Localizado junto aos Serviços de Finanças, a obra pretende requalificar o parque, conhecido por “Mobil”, e criar “um espaço, com promoção da mobilidade urbana multimodal, compatibilizando diferentes modos de transporte sustentáveis e assegurando adequadas condições de segurança viária, ciclável e pedonal e de acessibilidade a todo o tipo de utilizadores”, informou a Câmara.

A intervenção irá desenhar “um espaço ordenado e hierarquizado, que valorize a inserção paisagística no contexto urbano, criando uma harmonia entre o espaço urbano e o espaço natural”.

“A criação/consolidação do troço de ciclovia permitirá assegurar a continuidade da mesma, entre a zona industrial da Marinha Grande e o centro da cidade, sendo este troço, em específico, que estabelecerá a continuidade da ciclovia a construir no Parque dos Mártires do Colonialismo e a ciclovia já existente no Parque da Cerca a norte”, adiantou a autarquia liderada por Aurélio Ferreira.

Desta forma, a Câmara da Marinha Grande considera poder “consolidar em espaço urbano a adoção de modos suaves de transporte, de forma segura e dedicada, permitindo ao utilizador optar por este meio de transporte, nas suas deslocações casa-trabalho”.

Serão igualmente instalados neste espaço equipamentos de carregamento de veículos de bicicletas elétricas, “através da instalação de painéis fotovoltaicos”.

“A vertente de interface também se evidencia neste espaço, uma vez que se promove no mesmo a existência de diferentes tipos de transporte, nomeadamente estacionamento para veículos ligeiros, táxis, paragem de autocarro para serviços da TUMG [Transportes Urbanos da Marinha Grande] e bicicletas”, acrescentou o município.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/03/054/415120897.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.