Mafra prevê investir 16 a 18 milhões em escolas

A Câmara de Mafra aprovou vários acordos com o Ministério da Educação para aumentar o parque escolar do concelho no 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, um investimento estimado entre 16 e 18 milhões de euros.

“Estimamos um investimento de 16 a 18 milhões de euros para continuar a garantir um ensino e instalações escolares de qualidade, o que tem sido um motor da atratividade de população ao concelho”, afirmou o presidente da câmara, Hélder Sousa Silva, à agência Lusa.

No concelho, existem cerca de 1.300 alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.

O autarca explicou que o “parque escolar existente evidencia sinais de ocupação entre os 120 a 140 por cento”, o que obriga as escolas a diversificar horários para conseguir ter salas de aula disponíveis, a prescindir de atividades extracurriculares por falta de salas e a aumentar de 20/24 para 30 o número de alunos por turma para responder ao crescimento da população escolar.

Entre 2011 e 2021, a população cresceu de 76.500 para 86.551 habitantes, segundo os Censos, sendo que 20 a 25 por cento são jovens, adiantou.

Acresce a dificuldade de, em algumas turmas, não haver aumento de alunos, por terem alunos com necessidades educativas especiais.

Os acordos a estabelecer com o Ministério da Educação, a que a agência Lusa teve acesso, preveem a ampliação das escolas básicas e secundárias Armando Lucena, na Malveira, e António Bento Franco, na Ericeira, e a construção de duas novas escolas.

Ao abrigo dos acordos, cabe ao município elaborar os projetos de arquitetura, lançar os concursos e adjudicar as obras, assumir os encargos do projeto de arquitetura e encontrar fontes de financiamento para as empreitadas, enquanto ao Ministério da Educação cabe apoiar e dar parecer aos projetos.

Em Mafra, na sede do concelho, vai ser construída uma nova Escola Básica Integrada, com quatro salas para o pré-escolar, oito salas para o 1.º ciclo e 20 salas para o 2.º e 3.º ciclos.

No Milharado, perspetiva-se a construção de uma nova Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos, com 24 salas de aula.

Nas atuais escolas básicas e secundárias da Malveira e Ericeira está prevista a ampliação do edificado e a requalificação dos espaços verdes exteriores incluídos no perímetro de cada uma.

Hélder Sousa Silva espera ter os projetos prontos a lançar concurso até ao final do ano, para vir a executar as obras nos próximos quatro anos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.