Estudos em modelo reduzido de obras marítimas da Região Autónoma dos Açores

Atendendo ao seu caráter histórico, o presente artigo insere-se num conjunto de ações do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), no âmbito das comemorações dos 70 anos da sua existência, efeméride que se celebra no presente ano de 2018. Assim, este documento apresenta uma resenha da atividade desenvolvida no âmbito dos estudos em modelos físicos de obras marítimas, pelo DHA desde a sua fundação, em 1948, e para a Região Autónoma dos Açores (RAA).
Pela sua insularidade, as populações da RAA estão naturalmente ligadas ao mar, nas suas mais diversas vertentes, muito dependendo a sua qualidade de vida das infraestruturas portuárias existentes em cada ilha, que permitem os indispensáveis movimentos de pessoas e de mercadorias e que muito contribuem para a coesão social e económica do arquipélago.
Em virtude do papel decisivo assumido pelos portos na RAA, foi ao longo dos anos dada especial atenção à conceção destes equipamentos infraestruturais, tendo o LNEC desempenhado um papel relevante no capítulo reservado à verificação de projetos de obras marítimas de proteção portuária, especialmente através da realização de estudos em modelo físico reduzido, enquanto ferramenta mais válida para a concretização daquele objetivo, quer no passado, quer também no presente.
Desde a fundação do Serviço de Hidráulica do LNEC, em 1948, foram inúmeros os estudos em modelo físico reduzido realizados para obras marítimas da RAA. O primeiro estudo em modelo reduzido de que há registo foi iniciado na segunda metade da década de 50, tendo o respetivo relatório sido publicado em março de 1958. Tratou-se de um estudo em modelo reduzido tridimensional com vista à definição do lay-out das obras marítimas de proteção do porto de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria), em estrito cumprimento de requisitos que haviam sido estabelecidos, do ponto de vista da agitação marítima no interior da bacia portuária.
Ao longo dos 70 anos de vida do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) foram então efetuados, no LNEC e sob a orientação dos seus técnicos, 51 estudos em modelo físico reduzido de obras projetadas para a RAA, para todas as ilhas do arquipélago, com exceção da Ilha do Corvo.

Os quadros constantes do artigo "Estudos em modelo reduzido de obras marítimas da Região Autónoma dos Açores" da autoria de Luís Gabriel Silva foram publicados na Construção Magazine 85, pp 24-31, com informação errada. Pedimos desculpa pela falha ao autor e aos leitores, e disponibilizamos aqui o artigo na íntegra, com a informação correta.

Leia o artigo Estudos em modelo reduzido de obras marítimas da Região Autónoma dos Açores.

Luís Gabriel Silva

Técnico Superior no Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.