Lançado concurso para modernização da ligação entre Sines e a Linha do Sul

A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público que visa a contratação da empreitada “Modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul - 2ª Fase - Troço Ermidas Sado - Grândola Norte”, no valor de seis milhões de euros.

A empreitada, promovida no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, tem um preço base de concurso de seis milhões de euros e um prazo de execução previsto de 420 dias.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, esta intervenção pretende reforçar a capacidade e as condições de segurança e exploração da infraestrutura ferroviária. Assim, a empreitada envolve, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes, que asseguram uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro;
  • Prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e Canal Caveira, na Linha do Sul, permitindo a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento;
  • Vedação do canal ferroviário nas Linhas de Sines e do Sul;
  • Reabilitação dos sistemas de drenagem da via.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 1 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a partir dessa data. O critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/162412368

Empreitada geral de Modernização da Ligação Ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul

A obra agora lançada dará continuidade aos investimentos da “Empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul”.

A empreitada é promovida no âmbito do projeto de criação do Corredor Internacional Sul que pretende reforçar a conexão ferroviária a Espanha e ao resto da Europa, dos portos e das zonas industriais e urbanas do Sul de Portugal. As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajeto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid.

Os projetos a realizar vão dotar estas vias de características que promovam o aumento de capacidade e a interoperabilidade, incrementando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.

Os investimentos para a Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul integram a Ação 2016-PT-TMC-0059-M - Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.