Risco – Conferência final do projeto KnowRISK - 11 e 12 de dezembro, Lisboa

O KnowRISK — Know your city, reduce seismic risk through non-structural elements  —  é um projeto europeu orientado para a divulgação científica sobre risco e proteção sísmica não-estrutural. Este projeto assenta num consórcio de investigação composto por instituições de Portugal (IST e LNEC), Itália (INGV) e Islândia (EERC).

Partindo do pressuposto de que há ações de proteção sísmica que podem fazer a diferença e estão ao alcance dos cidadãos, durante dois anos o projeto KnowRISK levou o problema do risco às escolas, ao setor empresarial e às comunidades locais. Testaram-se metodologias de comunicação de risco e desenvolveram-se materiais de sensibilização pública sobre proteção de elementos não-estruturais.

Nesta Conferência far-se-á um balanço da atividade realizada, fomentando-se o debate e a troca de experiências, tirando partido da presença de investigadores de outros países europeus. Refletir-se-á sobre as necessidades futuras em matéria de mitigação do risco e de comunicação.

A conferência ocorrerá a 11 e 12 de dezembro em Lisboa. O primeiro dia terá lugar no Instituto Superior Técnico, onde serão apresentados os principais resultados do projeto,  seguindo-se uma Mesa Redonda com parceiros do setor privado sobre proteção sísmica não-estrutural em empresas.  No dia 12 haverá uma Mesa Redonda no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, dedicada ao papel que o sistema educativo, e as escolas em particular, podem desempenhar na gestão do risco e na promoção de uma cultura de segurança.

https://risklisbon.wixsite.com/knowrisk

Imagem: EJ Yao / Unsplash

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.