IP lança mais um projeto de execução integrado no PNI2030

Foi publicado em Diário da República o concurso para a elaboração do projeto de execução da Variante Nascente de Évora, no valor de 750.000 euros.

O investimento da Infraestruturas de Portugal (IP) na construção desta nova via alternativa enquadra-se nas intervenções definidas no âmbito do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030).

O projeto pretende definir as soluções técnicas para a melhoria e reforço das acessibilidades e da segurança rodoviária na zona periurbana e urbana de Évora.

“Com a construção deste lanço do IP2 será criada uma ligação privilegiada Norte – Sul aos grandes eixos de tráfego internacional, através da ligação à A6, potenciando desta forma o desenvolvimento económico da região e a mobilidade de pessoas e bens”, lê-se em comunicado divulgado.

Este investimento permitirá a construção da Variante Nascente de Évora, com início no Nó de Évora Nascente da A6/IP7, imediatamente após a praça de portagem, terminando na zona de inserção com o atual IP2, ao quilómetro 273, nas proximidades do Monte de Pinheiros. 

De acordo com a IP, o futuro traçado terá uma extensão de cerca de 13 quilómetros, com um perfil de 2X2, e serão asseguradas as interligações com a rede viária existente através da construção de restabelecimentos de nós desnivelados.

O traçado será desenvolvido no território das freguesias de Bacelo e Sra. da Saúde, Nossa Senhora de Machede, Malagueira e Horta das Figueiras, no concelho de Évora, no espaço canal anteriormente definido para o efeito no âmbito da designada subconcessão do Baixo Alentejo, especificamente no que concerne ao Lanço E, troço do IP2 – Évora (A6/IP7) / São Manços. 

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 3 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a partir dessa data. O prazo de execução previsto é de 270 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/164343504

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.