IP constrói rotunda para acabar com acidentes mortais em Monção

A Infraestruturas de Portugal vai iniciar até final do verão a construção de uma rotunda num cruzamento da Estrada Nacional 202 (EN202) em Monção, palco de vários acidentes mortais, orçada em 800 mil euros, informou fonte da empresa.

Contactada pela agência Lusa, a fonte da Infraestruturas de Portugal adiantou que, “se tudo correr bem com o concurso público (…), estima-se que até final do verão arrancará a construção da rotunda”.

Em causa está a pretensão, reclamada há vários anos pela Câmara de Monção, distrito de Viana do Castelo, junto da extinta Estradas de Portugal, agora Infraestruturas de Portugal, de transformação do cruzamento de São Pedro, na EN 2022, numa rotunda.

Trata-se de uma zona de reta que se apresenta em plano inclinado e com pouca visibilidade para quem tenta aceder à estrada nacional.

A construção da rotunda é reclamada desde 2011 face ao elevado número de acidentes rodoviários, alguns com vítimas mortais.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal revelou que o investimento naquela rotunda “tem como principal objetivo o reforço da segurança rodoviária, substituindo o atual cruzamento onde se tem registado um maior nível de sinistralidade”.

“Além dos benefícios ao nível da segurança, também as acessibilidades de e para a rede viária local serão melhoradas, favorecendo a mobilidade das populações locais”, especificou a Infraestruturas de Portugal.

A empreitada, com prazo de execução de 150 dias, “será realizada no troço entre os quilómetros 0,480 e 0,880 da EN202 e envolve a construção de uma rotunda de nível, denominada Rotunda de São Pedro, composta por uma faixa de rodagem com uma única via de circulação”.

A intervenção “compreende também a execução de ligações à futura rotunda, a criação de passeios sobrelevados e de passadeiras para peões, necessários à circulação pedonal e à realização de atravessamentos em locais apropriados e em segurança”.

“Será também efetuada a reparação e limpeza dos órgãos de drenagem, a reformulação e adequação do sistema de sinalização horizontal e vertical”, referiu.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.