Investimento em construção cresceu no 3º trimestre

De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística relativos às Contas Nacionais Trimestrais, no terceiro trimestre de 2020, o investimento em construção registou um crescimento homólogo de 5,9 por cento.

Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o investimento em construção manteve, uma vez mais, um registo positivo que é particularmente significativo num momento em que o PIB apresenta um decréscimo de 5,7 por cento em termos homólogos.

“Deve ainda realçar-se que foi a evolução do investimento em construção que permitiu apurar um aumento de +0,5 por cento no investimento (FBCF) total, uma vez que foi o único componente a registar uma variação homóloga positiva”, lê-se no comunicado divulgado pela AICCOPN.

No que concerne ao licenciamento, no terceiro trimestre de 2020, e face ao trimestre precedente, o total de licenças emitidas pelas câmaras municipais registou um crescimento de 15,9 por cento, em resultado de um incremento de 14,1 por cento na construção nova e de 20,7 por cento na reabilitação.

No entanto, analisando o conjunto dos primeiros nove meses do ano, assiste-se a uma diminuição de 5,5 por cento face a igual período de 2019, em resultado de quebras de 2,3 por cento na construção nova e de 13,1 por cento na reabilitação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.