Intervenção na Casa Verde em Oliveira do Bairro arranca em 2023

O projeto de reabilitação e ampliação da Casa Verde, em Oliveira do Bairro, encontra-se em fase de elaboração, estimando-se que as obras possam ser iniciadas no primeiro semestre de 2023.

“O objetivo é que o Tribunal de Família e Menores regresse à Casa Verde, que contará com melhores condições de utilização, quer para quem ali trabalha, quer para a população em geral. Acreditamos que a empreitada possa iniciar-se ainda no primeiro semestre de 2023”, informou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo.

A elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Casa Verde foi adjudicada pelo valor de 40 mil euros, acrescidos de IVA.

Quanto à execução da empreitada, Duarte Novo referiu que a previsão era de um valor “abaixo de um milhão de euros”, em investimento próprio desta autarquia.

No entanto, este valor “poderá ter que ser revisto em alta, face à inflação que também atinge o setor da construção”.

A intervenção na Casa Verde vai centrar-se na execução de obras de reabilitação e ampliação do edifício existente, no sentido de “melhorar significativamente as condições de utilização”.

A área de ampliação do edifício vai contar com um espaço de arquivo com cem metros quadrados, secretaria, sala de testemunhas, sala de audiências de 60 metros quadrados, sala de mandatários, área de acolhimento de crianças, sala para técnicos que permita a visualização da área de acolhimento, quatro gabinetes e instalações sanitárias.

A área do edifício que será reabilitada contará com uma sala de espera para o público, sala de reuniões, sala de videoconferência, sala polivalente, gabinete de secretário, secretaria, atendimento, copa e arrumos.

Nas especificações técnicas para a elaboração do projeto são referidos, como parâmetros a privilegiar, a incorporação de estratégias construtivas e técnicas, numa lógica de arquitetura sustentável, revestindo-se de uma natureza mais ecológica e de facilidade de manutenção.

É também privilegiada a otimização do consumo de água, recorrendo a sistemas de energias alternativas, como seja a recolha e utilização da água da chuva para rega dos espaços verdes e descargas de sanitas, bem como a utilização de recursos energéticos renováveis, como o aproveitamento da energia solar/geotérmica, seja para utilização na rede de água quente, seja para o conforto térmico dos espaços interiores.

O Tribunal de Família e Menores está temporariamente instalado no segundo piso do edifício dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro, regressando à Casa Verde depois das obras de reabilitação e ampliação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.