Inovação e Projeto de Alvenaria Estrutural Segundo o Eurocódigo 6

As construções em alvenaria estrutural representam uma fração superior a 50% do edificado nacional existente. Apesar do grande desenvolvimento de soluções para alvenaria na Europa, em Portugal esta tipologia sofreu um acentuado declínio. A indústria cerâmica nacional, apesar da sua forte tradição, não tem encontrado motivação para o desenvolvimento de soluções de alvenaria estrutural [1]. O quadro atual da regulamentação para estruturas de edifícios também não tem facilitado o projeto e construção com alvenaria.

No domínio técnico, os requisitos de segurança, funcionalidade e sustentabilidade dos edifícios, têm sido considerados de forma pouco integrada na conceção de soluções para a construção. O conceito de “edifício eficiente” apenas com base na eficiência energética e independentemente da tipologia estrutural, é conceptualmente inadequado. Por outro lado, ainda que Portugal tenha uma sismicidade histórica relevante, com especial relevo para o barlavento algarvio e Açores, a perceção de que a alvenaria estrutural é uma “solução não resistente a sismos” é incorreta no caso de estruturas novas, corretamente projetadas e construídas.

No contexto do setor da construção nacional existe muito pouco enquadramento para a alvenaria estrutural, devido à pouca informação disponível, materiais pouco adequados e falta de conhecimento na comunidade técnica de arquitetura, engenharia e construção, que limitam fortemente o potencial de desenvolvimento e aplicação. Os requisitos atuais de sustentabilidade na construção justificam ainda mais a alvenaria estrutural como uma solução competitiva para edifícios residenciais de baixo porte, o que se verifica em muitos países europeus. No contexto da Indústria 4.0, a alvenaria pode assumir um papel relevante no sentido de introduzir conceitos inovadores no setor da construção (...)

Em colaboração com Rui Marques, investigador doutorado, ISISE & IB-S, Universidade do Minho

Artigo completo na Construção Magazine nº101 jan/fev 2021, dedicado ao tema 'A Regulamentação de Cálculo Estrutural'

Paulo Lourenço

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.