Índice de Preços da Habitação regista crescimento no 1º trimestre

No primeiro trimestre de 2022 o Índice de Preços da Habitação registou um crescimento de 12,9 por cento, em termos homólogos, e 3,8 por cento, face ao quarto trimestre de 2021.

De acordo com o documento sobre a Conjuntura da Construção da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, no mesmo período foram transacionados 43 544 alojamentos, num montante global de 8 082 milhões de euros, montantes que traduzem um aumento de 25,8 por cento em número e de 44,4 por cento em valor, face ao trimestre homólogo do ano passado no qual estiveram em vigor medidas restritivas em resultado da situação pandémica que se vivia.

Face ao último trimestre de 2021, verificaram-se decréscimos nas transações de alojamentos, de 5,1 por cento em número e de 1,7 por cento em valor.

Nos primeiros quatro meses de 2022 foram licenciados 10 297 fogos em construções novas, valor que representa um aumento de 2,7 por cento face a igual período do ano passado.

“No seu conjunto, o licenciamento de obras de edificação e reabilitação pelas Câmaras Municipais apresenta uma variação negativa de 4,8 por cento, em termos homólogos acumulados”, referiu a associação do setor.

No que concerne aos custos de construção de habitação nova, registou-se, no mês de abril, em termos homólogos, um aumento do índice de 14,3 por cento, e que resulta de variações de 20,5 por cento no índice relativo à componente de materiais e de 5,8 por cento no índice relativo à componente de mão de obra.

“Quanto ao mercado das obras públicas, nos primeiros cinco meses de 2022 assistiu-se a uma quebra no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas, o qual apresenta uma redução de 21 por cento em termos homólogos, e no montante dos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, observando-se uma variação homóloga temporalmente comparável de 51 por cento”, lê-se no mesmo documento da AICCOPN.

Até ao final do mês de maio 2022, o consumo de cimento no mercado nacional, registou um crescimento de 4,3 por cento face a igual período do ano passado, totalizando 1 658 milhares de toneladas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.